Hipnoterapia

Afinal o que é hipnose?

O que é hipnose e como funciona

Essa é uma pergunta excelente e vou te mostrar porque.

Quando você pergunta sobre algo, você quer saber a resposta, certo?

Na hipnose, existe uma diferença que não existe em outras áreas.

A sua pergunta tem duas respostas na hipnose, sabia?

E isso responde um pouco sobre o que é hipnose.

Talvez fique mais fácil se eu te pedir para pensar em um exemplo prático. Um exemplo bastante comum é quando, ao fim de um relacionamento, nós ficamos um pouco indecisos e até confidenciamos a um amigo ou amiga

“um lado quer voltar, o outro quer longe!”

Isso parece não ter muita lógica mas, quando eu terminar de explicar, você vai entender o quanto magnífica é sua mente. Ahh, ao mesmo tempo, você saberá o que é hipnose de brinde.

Vamos imaginar uma pessoa fictícia para explicar perfeitamente sobre isso. Vamos pensar na Carla, casada, 35 anos e com 2 filhos de 15 e 13 anos.

A Carla está se separando. Já deu entrada nos papéis.

Segundo ela, o marido não a valoriza mais.

Com os filhos um pouco mais velhos, a mãe pode voltar a exercer a vida plenamente. No caso da Carla, o marido passou a incentivar ela para voltar pra faculdade.

O marido da Carla dizia “você tem grande potencial e sei que conseguirá vencer esse desafio!”

O casamento da Carla estava totalmente no fim…

Ela sentia que o marido não a amava mais.

O marido da Carla fazia de tudo. Todos que estavam próximos viam o empenho dele em tentar ajustar as pontas do casamento para voltarem a viver juntos. Quanto mais atrito havia, mais seu marido insistia para ela procurar algo para “ocupar a cabeça”.

E parecia ter exatamente o efeito contrário…

Se você perguntasse à Carla porque ela estava separando, ela responderia imediatamente

“Meu marido não me ama mais.”

Lembra que falei que, na hipnose, existem duas respostas?

Essa é a primeira resposta. Essa é a resposta consciente.

É a resposta mais simples, a única que temos acesso enquanto estamos assim como estamos agora, em estado de vigília.

Porém, estudos comprovam que de 90 a 95% da nossa mente é inconsciente!

Contato clínica de hipnose

Você tem noção do que isso significa?

Significa que essa resposta que damos em estado natural pode estar apenas 10% certa.

Isso porque além da resposta consciente existe a resposta inconsciente.

Essa segunda resposta é oculta.

Ela fica escondida no nosso sistema de proteção da mente.

Tudo que representa você de verdade está lá nessa mente inconsciente.

O problema é que tudo isso está escondido junto com seus maiores traumas. Ou seja, a resposta verdadeira para o fim do casamento da Carla pode ser algo que ela nem sequer lembra.

Ahhh, isso é importante de dizer: a mente inconsciente sussurra no nosso ouvido, mas não fala com palavras exatas.

Imagine que existe uma resposta profunda e verdadeira para a Carla querer terminar o casamento, mas o inconsciente sussurra apenas as palavras “insatisfeita casamento”.

Assim mesmo, sem lógica. Daí a mente consciente inventa uma resposta para combinar com o sussurro que ouviu da mente inconsciente.

Para facilitar aqui, tenta imaginar um iceberg, esse é o exemplo mais simples. A mente consciente é a parte de cima do iceberg, ou seja, os 10%.

A mente inconsciente é o que está abaixo d’água, ou seja, 90%.

Continuando sobre a Carla e para você entender, finalmente, o que é hipnose, vamos supor que ela decide participar de uma sessão de hipnose.

Durante a sessão de hipnose, eu coloco a cliente num estado de extremo relaxamento. Nesse estado, a pessoa fica totalmente ciente de tudo que acontece, mas começa a ter maior acesso à sua mente inconsciente.

Então, vamos supor que, durante a sessão vou conversando com a Carla – que consegue ouvir e responder plenamente.

Durante a conversa, conseguimos encontrar respostas que ela não conseguiria dar em estado consciente. Isso porque, no estado consciente, ela só consegue acessar os 10% do iceberg.

No estado de hipnose, ela pode acessar as partes mais profundas e as respostas mais verdadeiras.

Para finalizar o exemplo, vamos supor que com as perguntas certas acabamos chegando em algo que a Carla nem lembrava mais. Já não fazia parte das suas memórias e estava escondido lá no fundo da mente da Carla.

São esse tipo de memórias que fazem com que tenhamos aquela sensação imediata de gostar ou desgostar de alguém apenas com o primeiro olhar. Sabe aquele “estranhamento” de “o santo não bateu”?

Imagina que…

No passado, quando ela tinha seus 8 anos de idade e voltava do colégio triste por não entender as tarefinhas, seu pai dava os mesmos incentivos.

O pai falava “Filha, você tem grande potencial. Sei que você conseguirá vencer.”

Porém, vez ou outra a Carla ouvia seu pai falando com a mãe na cozinha.

E sabe o que o pai dizia?

“A Carla não tem potencial nenhum, mas ela tem que ir pra escola, pelo menos a merenda vai ajudar as contas em casa.”

Consegue entender isso?

Todas as vezes que o marido da Carla tentava motivar ela a perseguir seus sonhos, é como se a Carla voltasse a memória do pai.

Ou seja, quando o marido da Carla tentava incentivar, na verdade ele a estava fazendo sentir menosprezada, desrespeitada, enganada e um peso na casa.

Isso é pesado, né?

Mas todos nós temos respostas assim na nossa vida. Algumas não fazem tanto mal, como o motivo de você não gostar de repolho. Pode ser que a resposta que você dá para não gostar de repolho é similar à da Carla: uma mentira.

Mas não comer repolho não vai acabar seu casamento, te fazer perder o emprego nem muito menos causar danos terríveis de sofrimento na sua vida.

Porém, todos temos uma ou outra questão que nos prende de ser felizes, de expressar nossa real essência e ser quem deveríamos ser.

Ficamos retraídos, presos, impotentes e tristes por tentar responder uma pergunta que não foi feita. Ficamos tristes porque tentamos responder a pergunta errada, na verdade!

Imagine que, em uma ou duas sessões, a Carla já descobre que o marido não é o problema. Na verdade, o problema é o trauma do pai que ela tem. Em uma ou duas sessões ela já tem seu casamento salvo e seus filhos não precisarão passar pela separação dos pais.

Agora ela tem outro problema, o verdadeiro problema, para resolver.

A hipnose, então, é empoderar a Carla – que pode ser você – para, antes de tudo, saber qual porta ou pergunta deve fazer. Por fim, depois de saber qual pergunta, abrir a porta certa e descobrir sua resposta exata.

Isso é hipnose: parar de responder a pergunta errada.

Contato clínica de hipnose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *