Tratamentos

Depressão e hipnose: precisamos falar sobre isso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no planeta e até 2020 essa doença será a mais incapacitante do mundo. Os dados são assustadores, não é mesmo?

 

Não mais do que os sintomas que a depressão provoca na vida das pessoas, como tristeza profunda, falta de motivação, autoestima muito baixa, dificuldade de relacionamento, solidão, entre muitos outros sentimentos que impedem o ser humano de ter uma vida plena e feliz.

 

Antes de entendermos como funciona o tratamento para essa doença, precisamos compreender o que de fato é esse problema. Bom, a depressão é multifatorial, quero dizer que pode ser consequência de uma série de fatores como genética, ambiente e crenças limitantes adquiridas na infância ou no útero da mãe. Porém, também pode ser esses fatores todos juntos.

 

Infelizmente, menos da metade das pessoas deprimidas recebem os cuidados de que necessitam. Primeiro, e mais importante, porque há um tabu em volta da doença, muito preconceito e vergonha. Quem sofre com a depressão ouve constantemente pessoas criticando esse estado de tristeza profunda.

 

Frases como “Tem tudo e está deprimida” ou “Não tem mais o que fazer”, entre tantas outras inverdades que rondam o problema. Para começar, ninguém em sã consciência escolheria viver triste, sem ânimo, sem vontade. Só quem sente tudo isso pode dizer como é difícil controlar esses sentimentos.

 

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história e é considerado um dos males mais comuns de todos os tempos. Além disso, muitas pessoas não distinguem a doença de outras reações normais da vida.

 

Estou deprimido, e agora?

 

Pois bem, entre as possibilidades de tratamento está a hipnose clínica – que disponibiliza técnicas reconhecidas pela área médica, e que apresenta resultados rápidos e eficazes. É claro que tudo funciona mais e melhor quando a pessoa reconhece a depressão e está disposta a bater de frente contra esse monstro da mente.

É fundamental saber que a depressão requer tratamento especializado e se livrar dela sozinho é muito difícil. A hipnose clínica não possui efeitos adversos e age na mente da pessoa, porém, nada daquela imagem antiga das pessoas sentadas “inconscientes” no divã do terapeuta. Nada disso!

A hipnoterapia é um processo natural que, inclusive, você acessa várias vezes ao dia sem perceber. Por exemplo, quando está lendo um livro muito interessante e nem se dá conta que outra pessoa mencionou seu nome. Ou, ainda, quando faz um percurso e nem lembra direito o caminho que fez, simplesmente chegou ao destino. Isso também é hipnose!

Como funciona?

Mas, voltando ao nosso assunto, o tratamento com essas técnicas é feito por um terapeuta preparado para isso. Na Clínica Bauce, por exemplo, trabalhamos com um encontro de avaliação antes do início do tratamento. Nesse momento falamos sobre o problema e juntos decidimos qual será o melhor caminho para essa jornada.

 

Na sessão, e é muito importante esclarecer isso, o cliente entra em um estado modificado da consciência, o que não quer dizer inconsciência, isso você já entendeu, não é mesmo? Bom, nesse estado alterado, chamado de transe, é possível realizar transformações importantes na percepção, levando em consideração o que o cliente precisa.

Como disse, é totalmente seguro e as mudanças já podem ser percebidas nas primeiras sessões.

Despertar para a vida

Por meio dos seus poderosos processos internos é que a hipnoterapia identifica os gatilhos que contribuíram para o desenvolvimento da depressão e, a partir daí, realiza a transformação necessária. A mudança, como sempre, começa de dentro para fora e esse mergulho interior só pode ser feito pela hipnose.

Quando o cliente retoma seu estado normal, ou seja, sai do transe, ele desperta para a vida com a certeza de que possui todos os recursos internos suficientes para acelerar esse processo de transformação que tanto falamos aqui.

Quer saber mais sobre a hipnoterapia? Fique ligado nas nossas redes sociais e acompanhe os posts do blog. Vamos esclarecer dúvidas e aprofundar temas fundamentais para quem procura um novo horizonte e uma forma mais responsável de ver e fazer a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *