Depressão: uma luta de dentro para fora que ninguém ao redor consegue entender.
O Brasil é o país mais depressivo da América Latina. Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão será até final do ano, o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo.
Esse post é para familiares e amigos de quem sofre com essa doença.
Para começar, o preconceito é um dos maiores problemas para quem tem depressão. A discriminação, que ocorre por falta de conhecimento, aumenta o estigma do transtorno e, consequentemente, dificulta na busca pelo tratamento correto.
Na beira do precipício
Quer saber como uma pessoa depressiva se sente?
Tudo é muito grande na depressão! O vazio, a angústia, o medo, a tristeza e a solidão são as sensações de uma pessoa com qualquer transtorno emocional.
É como se você estivesse na beira de um precipício, sozinho, caminhando com dificuldade, sem saber qual lado será o destino de hoje.
A depressão mata por dentro, sufoca o peito, causa ansiedade, isolamento, tristeza profunda. Só quem teve a doença sabe como ela funciona.
Depressão: curar dentro para cicatrizar fora
Todo mundo tem alguém que já passou pela dor da depressão, um amigo, uma mãe, um primo. Tem muita gente passando por isso nesse momento e lendo esse post, inclusive.
O que é preciso entender vai muito além dos sintomas ou das consequências dessa doença. O principal ponto de equilíbrio para o depressivo será sempre descobrir a causa do problema.
Curar por dentro é o caminho certo para eliminar a depressão.
Respeito pela doença
Respeitar a dor da pessoa com depressão é essencial para que ela compreenda que sozinha será difícil sair do ciclo vicioso da tristeza.
O tratamento envolve uma série de ações que, muitas vezes, o depressivo não consegue enxergar. Questionar os motivos que levaram a pessoa ao transtorno não vai resolver o problema, pelo contrário.
“Você tem tudo, não tem motivos para estar triste!”;
“Quando você vai sair dessa?”;
“Chega de bobagem, saia dessa cama!”.
Essas são as três frases mais ditas para quem tem depressão. Porém, são as mais prejudiciais e limitadoras.
Incentivo para tratar a depressão
Incentive a pessoa a buscar ajuda, ofereça seu tempo para acompanhar, se desejado por ela.
Se você quer auxiliar quem você ama a sair dessa, ofereça tratamento, jamais brinque com a sua dor.
O tratamento para a depressão pode ser rápido e eficaz. A hipnose trabalha a causa do problema, não somente os sintomas.
Ao tratar a causa é possível remodelar a mente depressiva, atuando na ressignificação dos gatilhos causadores do transtorno.
Dê a mão para quem tem depressão.