Traumas: como a hipnose pode amenizar a dor

Traumas: hoje vamos falar de um assunto triste, mas, certamente, vamos falar mais ainda de recomeços.

Lembranças de um trauma

Só quem mora ou passou por lá sabe o que a tragédia de 2011 causou na região serrana do Rio de Janeiro. O pior deslizamento da história do Brasil deixou 918 mortos, 7.780 pessoas desalojadas e 6.050 desabrigadas.

Aliás, tragédias como essa tem sido cada vez mais comuns no Brasil. No entanto, essa situação é a mesma que outros países já lidam faz algum tempo. A enxurrada de toneladas de lama, pedras, árvores e detritos que desceu a montanha arrastando tudo pelo caminho, ainda vive na memória de quem passou pelo trauma.

Sintomas dos traumas

Sendo assim, medo, insegurança, ansiedade generalizada, depressão, fobias e transtornos emocionais graves são alguns dos sintomas de quem ficou traumatizado com a tragédia.

Compulsões de todos os tipos, insônia, desânimo, pânico, dores de cabeça, entre outros sintomas também podem acompanhar as vítimas dessa calamidade.

O trauma de Helena

Atendemos diversas pessoas vítimas dessa tragédia. Helena, de 39 anos, é uma delas. Moradora de Teresópolis, ela perdeu os avós e o irmão na catástrofe.

“Tremia dia sim, dia não. Desenvolvi uma compulsão pela comida e descontava meu desespero ali. Engordei 30 quilos em seis meses”.

Helena chegou à Clínica muito abalada e iniciou o tratamento com hipnose para eliminar o trauma e, consequentemente, os sintomas dolorosos dele.

“Fiz três sessões com o Jefferson e saí de lá consciente de que era preciso recomeçar. Não foi fácil, mas hoje sei que a hipnose mudou minha vida para muito melhor”.

A hipnose como arma contra o trauma

O depoimento da Helena mostra a importância do tratamento para amenizar ou até eliminar o trauma.

A hipnose é uma ferramenta poderosa, capaz de transformar os significados dados na ocasião da tragédia, ressignificando-os e fazendo com que a dor se torne apenas uma lembrança do ocorrido.

O caminho mais recomendado para trabalhar os transtornos decorrentes de traumas passa pelo consultório, não tem jeito. Ou seja, é necessário mudar a relação da pessoa com suas lembranças e, assim, eliminar depressão, ansiedade, fobias, vícios ou compulsão alimentar – como foi o caso da nossa cliente.

A hipnose é uma aliada ao tratamento terapêutico, especialmente na eliminação de emoções relacionadas aos grandes impactos. Você precisa ficar frente a frente com o trauma e ganhar essa guerra.

A hipnose é a sua melhor arma para isso.