Tratamentos

Vamos falar sobre dependência emocional?

A dependência emocional acontece quando alguém depende de outro para ser feliz, para se sentir bem, para se sentir amada, para tomar suas próprias decisões. Pode ser um sofrimento leve e quase imperceptível ou até um transtorno emocional que exige tratamento. O começo da mudança acontece quando a pessoa consegue se valorizar.

Como diz Osho: “Se você é capaz de ser feliz quando está sozinho, você aprendeu o segredo de ser feliz”.

Quando dizemos que uma pessoa é um dependente químico, nós estamos dizendo que a pessoa precisa de uma substância (como álcool, maconha, cocaína, nicotina) para se sentir bem e, ao mesmo tempo, a substância é fundamental, ou seja, a pessoa depende dela. Na dependência emocional, podemos encontrar semelhanças nestes dois fatores:

– para se sentir bem a pessoa precisa de outra pessoa, como o namorado ou marido;

– a necessidade da presença é tanta que devemos dizer que a pessoa sente que precisa, que depende, da outra para viver. E, assim, pode fazer toda sorte de sacrifícios para manter o relacionamento, ainda que o mesmo possa estar indo de mal a pior.

A dependência emocional é tão prejudicial quanto a química, pois mina as emoções por inteiro.

Aprenda a reconhecer a dependência emocional

Muitos sintomas da dependência emocional podem ser confundidos com outros transtornos e o diagnóstico deve ser dado por um profissional. Porém, alguns dos sinais mais comuns de que você está precisando de ajuda são:

  • Cuidado excessivo com o companheiro;
  • O foco da felicidade se concentra em uma única pessoa;
  • Não há possibilidade em sair, ou se divertir se não for acompanhado do seu parceiro;
    Autoestima comprometida;
  • O que o companheiro pensa de você é o que mais importa;
  • As emoções são reprimidas;
  • Não defende sua própria opinião;
  • Controle compulsivo;
  • O desejo do parceiro é mais importante;
  • Excesso de ciúme;
  • Sentimento de negação;
  • Sentimento de culpa;
  • Oscilação de humor.

Aposte na hipnose como tratamento eficaz

Se você deseja se libertar dessa sensação de dependência, experimente a hipnoterapia, pois através das técnicas aplicadas você descobre de onde vem essa necessidade e como eliminar o foco do problema, se desfazendo automaticamente dos sintomas dele.

Muito nos perguntam na Clínica Bauce por qual razão a hipnose funciona em poucas sessões. É simples: porque as técnicas de hipnose permitem que você acesse aquela parte “escondidinha” da mente, onde estão guardados todos os traumas vividos até então.

Dessa forma, o terapeuta guia você a esse entendimento de você mesma, orientando seus passos para ressignificar esse trauma, devolvendo sua autoestima, equilíbrio, controle emocional e eliminando as emoções negativas que tanto a fazem sofrem e depender das pessoas.

Você deve decidir entre a liberdade e a dependência emocional, pois as duas coisas não conseguem caminhar juntas.

Qual é a sua escolha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *